Indexação de variáveis usando IHM Magelis

Tenho uma aplicação no E3 que monitora algumas variáveis e altera dois setpoits. O driver do e3 está com as seguintes configurações:


Preciso fazer uma IHM Magelis da Schneider (HMIS5T) ler essas variáveis direto do elipse e escrever dois valores. A IHM é conectada diretamente a uma HUB que está ligada a rede do supervisório. No entanto, não consigo linkar as variáveis do supervisório com as da IHM. Há alguma maneira de importar diretamente essas variáveis (como ocorre no caso dos CLPS)?

Ola! Mas por que não faz a IHM escrever direto no CLP?

Olá, Lecenio. De fato, o correto seria esse, mas o projeto foi feito da forma que havia dito. Na realidade, foi feito ainda de outra maneira. A topologia implementada não era funcional e acabei optando por arrumar o projeto e fiz direto do CLP. De qualquer forma, ficou a curiosidade de se é possível uma IHM ler direto as variáveis do supervisório.

Olá! Gabriel! É possível usando driver Modbus SLAVE, ou seja, uma IHM ou um CLP pode se conectar e enviar comandos Modbus de leitura e escrita de dados em um Elipse E3.

Eu pessoalmente tive que fazer isso uma vez, um PCS7 da Siemens teve que escrever no Elipse E3.

1 Like