Leitura de código de barras no Elipse E3

Bom dia,

Preciso fazer um projeto em que o E3 gere um código e ao mesmo tempo eu consiga imprimir esse código em uma impressora de codigo de barras. Da mesma forma, quando eu ler esse codigo de barra (com um leitor bematech br-310), o E3 me retornará com as informações relacionados ao codigo de barra.
Alguém teria algum material bom sobre isso?

Muito obrigado.

Eduardo,
Não sei especificamente como é o funcionamento do leitor bematech br-310. Mas existem basicamente dois tipos de leitores: Leitura direta, como se fosse o teclado, e de leitura via protocolo de comunicação, normalmente com o protocolo ASCII.
Em ambos os tipos você poderá associar a algum tag, interno ou de comunicação, e imprimir em um relatório.
Veja os seguintes artigos a respeito:

Obrigado pelo retorno, Enrico.

Esse leitor que estou usando (Bematech br-310) utiliza conexão USB. O E3 só comunica com serial correto? Coloca um adaptor serial resolveria? o que me sugere? Obrigado.

Verifiquei aqui, e ele se conecta ao pc como se fosse teclado. Como faço para comunicar com o elipse sendo teclado?

Eduardo,
Se este leitor funcionar como um teclado, não é necessário um conversor. Você pode verificar isto abrindo um bloco de notas ou colocando o foco em um setpoint da aplicação e acionando o leitor com algum código.
Colocar um adaptador provavelmente resolveria, se for o caso do leitor funcionar por driver de comunicação. Só não temos como garantir o funcionamento disto, pois estaríamos dependendo de um objeto que não conhecemos. Mas normalmente eles funcionam bem.

É possível inserir um código de barras na tela do E3 ou funciona apenas no relatório?

Daniel,
O código de barras só tem no relatório do E3, mas baixei a versão demo de dois ActiveX de código de barras, instalei no Windows e registrei no E3 pelo Menu Ferramentas -> Gerenciar ActiveX.
Ambos funcionaram bem.

Se procurar bem, talvez você encontre algum que não seja pago.

Utilizei estes abaixo:
http://www.abarcode.net/codigos_de_barras/activex.aspx
https://www.idautomation.com/barcode-components/activex/

1 Like