Leitura de Código de Barras

Tenho um leitor de mão com comunicação RS232 e em minha aplicação, necessito que ele opere em modbus tcp, então estou utilizando um gateway. Resumidamente, o leitor tem que transmitir os valores de código de barras para um display. Estou utilizando o driver modbus slave e faço a associação simples com o value do display (em string). O próprio Elipse indica que a comunicação está correta, mas o display exibe somente o valor zero.

Na imagem abaixo, o N1: 1 ( ENDEREÇO DO ESCRAVO) N2: 7 (PARÂMETRO STRING) N3: 8 (NUMEROS DE CARACTERES A SEREM LIDOS). N4: não encontrei qual valor deve ser colocado no respectivo parâmetro.
Quais configurações posso executar e refazer para tornar a aplicação funcional?

@amcassis, bom dia.

Esta conversão de protocolo é externo ao supervisório ou dentro? Se fora, qual conversor está utilizando?

Utilizando-o como uma entrada de teclado não lhe ajudaria?

O driver Modbus Slave fica aguardando uma solicitação do Mestre para envio do valor, então sempre está OK (azul) “ouvindo” a porta 502.

Seria interessante verificar se o gateway se comporta como escravo do sistema. Se for o caso, deve-se utilizar o Driver Modbus Master.

Mas, se mesmo com as informações acima constatar que precisa ser o Modbus Slave, então, segundo o manual do driver, os parâmetros N’s têm as seguintes configurações:

Neste caso, do lado Slave, precisaria apenas confirmar se o registro é mesmo o 0 e se está escutando a porta correta, pois os outros parâmetros parecem corretos.

Sds.

Boa tarde, Luiz! a conversão de protocolo é feita externamente ao supervisório, utilizando o gateway EDW-100 da Westermo.

Não seria viável a utilização como entrada de teclado, necessito que haja a comunicação em modbus tcp e o leitor não dispõe da entrada para tal.

O gateway é configurável e pode atuar como mestre ou escravo. Utilizando o leitor como escravo e o elipse via driver, como mestre, o próprio leitor transmite um sinal sonoro (indicando conexão) mas depois de alguns segundos ele cai. Poderia ser alguma incompatibilidade do dispositivo?

@amcassis,

Certo.

Pelo que li, o conversor serve para converter rede Serial RS232/485/422 para Ethernet TCP/UDP e pode ser um gateway de protocolo Modbus RTU/ASCII para TCP.

O dispositivo (leitor) só seria incompatível, caso não tenha Modbus RTU/ASCII embarcado (como um medidor ou CLP, etc).

Talvez, uma possível solução, caso não seja um dispositivo Modbus, é tentar lê-lo via driver ASCII Genérico.

Contudo, para entender um pouco melhor o erro, por favor, poderia me enviar o log do driver pelo e-mail: fernando@elipse.com.br ?

Sds.