Limitação de tags Mobile Server

Bom dia a todos,

Possuo uma licença “V4.0 - Developer Kit Advanced” e estou desenvolvendo uma aplicação no Elipse Studio 4.7.308 que não possui drivers de comunicação, ou seja, não possui tags externos, somente um servidor de dados com tags internos (InternalTag, DemoTag, etc).
Quando rodo a aplicação tudo funciona perfeitamente no Viewer, sem nenhuma limitação. Agora estou desenvolvendo uma aplicação Mobile para interagir com algumas tags internas do E3 Server, porém as 21 primeiras tags comunicam, a partir da 22ª aparece a mensagem “Erro no campo tag: This connection is busy or stopping.”

O que está acontecendo? Mesmo com a licença que possuo existe limitação de tags no Mobile Server?

@RegisKensy, boa tarde.

Qual é a versão do teu Elipse Mobile?

@Fernando

@Fernando,

Atualizei para a versão 1.3.133 e o problema persiste.

Não consegui reproduzir o seu problema aqui.

Está configurando estes tags todos na mesma tela? Tentou colocar em outra página?

@Fernando,

Fiz o seguinte teste:
Peguei as mesmas variáveis que estava apresentando falha na tela original e associei a objetos em uma nova tela, então funcionaram perfeitamente.

Após isso fiz outro teste:
Abri ambas telas (tela original e tela nova), cada uma em uma janela de navegador diferente, então notei que as tags dos 21 primeiros objetos da tela original comunicam, os demais não (como antes). A tela nova tem 3 tags sendo exibidas, ambas comunicam perfeitamente. O detalhe é que as tags que estão funcionando na tela nova são as mesmas que não comunicam na tela original.

O mesmo ocorre acessando a aplicação via App em dispositivo Android.

Concluímos assim que cada tela comporta um número máximo de 21 tags. Isso é uma característica do Mobile Server ou um bug?

@RegisKensy, obrigado pelas informações.

Não é uma característica do Mobile Server, pois os testes que realizei continham mais de 25 tags na mesma tela.

Não sei se irá funcionar, mas tentou reiniciar tua máquina após atualização do Mobile Server?

Veja online o que diz no menu “about/sobre” do mobile.
Ali mostra a licença.

O mobile na versão não-demo não possui limite de tags.

“Erro no campo tag: This connection is busy or stopping.”

Este problema é um timeout interno entre o mobile e o e3.
Se colocar menos tags na tela não vai acontecer.

Você esta usando a conexão via OPC-DA ou a nativa do e3?
Se estiver usando a DA troque para a nativa.

@Thiago_Elipse, @Fernando,

Esse é justamente o problema, a proposta da minha aplicação exige 25 tags em uma tela :frowning:

O E3Server e o MobileServer estão na mesma máquina, assim como o navegador que estou utilizando para acessar a aplicação Mobile, acredito não se tratar de TimeOut de conexão entre as aplicações.

Caso tenha interesse de acessar remotamente minha máquina via TeamViewer para verificar esse caso eu coloco-me a disposição. Meu Skype é regiskensy

A conexão nativa esta usando uma fila máxima de 20 items em 5 segundos.
Esta é uma proteção que o mobile tem para não sobrecarregar a si
mesmo e o E3.
Vou aumentar este limite e fazer uma nova versão da 1.3.
A conexão OPCDA ja tem este limite aumentado.

RESOLVIDO!

Mudei a conexão para “E3 (OPCDA)” conforme orientação do @Thiago_Elipse, dessa forma comunicaram todas as tags.

Posteriormente @Thiago_Elipse gerou uma nova versão sem a limitação de fila de 20 itens, agora todas as tags comunicam sem problemas mesmo via conexão “E3 Native”.

Obrigado @Thiago_Elipse e @Fernando pela atenção.

3 Likes