Limitação de versão das licençãs do Elipse E3

Olá, boa tarde.

Tudo bom?

Trabalhando como integrador é comum realizarmos modificações em sistemas existentes que foram desenvolvidos em diferentes versões do E3. A licença de desenvolvedor não possuí limitações quanto a versão na qual a aplicação foi criada. Entretanto, para a licença de runtime tenho as seguintes dúvidas:

  • É possível identificar a partir do backup do supervisório a versão na qual o supervisório foi desenvolvido?
  • Podemos modificar supervisórios desenvolvidos em versões antigas do E3 com a versão do Studio mais atual sem termos a necessidade de atualizar a hardkey de runtime após a conclusão dos trabalhos?
  • Se desenvolvermos um projeto do zero para uma chave existente e esta for para uma versão mais antiga, podemos ter problemas com a licença?

Caso a resposta para as perguntas acima seja sim, teremos que atualizar a licença, existem alguma forma de fazer um “rollback” na versão (ex. instalar um E3 mais antigo, abrir o projeto e salvar novamente)?

Nestes tempos de pandemia temos tido bastante trabalhos de alterações remotas nas quais não temos acesso à hardkey e a versão da aplicação do cliente…

Att,
Lucas

Lucas,

A partir da versão 5.0, a versão do E3 utilizada para salvar um projeto ou biblioteca fica registrada e pode ser verificada no log ao rodar a aplicação.

Ao rodar, em versões mais antigas, aplicações que foram salvas em versões mais novas, corre-se o risco de algo não funcionar caso a aplicação esteja utilizando algum recurso que não existia ainda. Portanto, não é recomendável fazer isso.

E para resolver o problema basta desabilitar a funcionalidade que volta a rodar novamente a versão antiga? Há locais em que o pessoal não tem a mesma familiaridade que nós com programas de computador. Pedir para eles abrirem um Studio e ir na Ajuda pra saber a versão é quase um parto…

Lucas,

Algumas coisas sim, outras não. Por exemplo, os Históricos sofreram uma reestruturação importante na versão 5.0. Mais detalhes no KB (link abaixo).

O ideal é atualizar a versão do E3 no cliente ou editar a aplicação na mesma versão que ele está usando.

Não precisa abrir o Studio para verificar a versão, clicando com o botão direito no ícone do E3Admin que fica do lado do relógio e escolher a opção “Sobre E3 Admin”, você já sabe a versão. Recomendamos guardar os instaladores dos Elipses que vocês instalaram nos clientes.