Modbus para TM241 Schneider Electric

Boa tarde, Alguém aqui já configurou o Modbus Operations do driver Modbus para comunicar com o CLP M241da Schneider Electric?
Somente para dividir a conhecimento para alguém que necessite, para os CLPs da linha M221, M200 da Schneider Electric, uso as seguintes configurações:
Words (%MW): Read 03, Write 16, Data Int16, Size 02 Swap Words
Real (%MF): Read 03, Write 16, Data Floats, Size 04 Swap Words.

1 Like

Olá @JoeHamilton,

Obrigado pela sua contribuição.

Att,
Lucas Angelo

Bom dia,
Estou com o mesmo problema.
Eu já consigo comunicar com o TM200, mas não com o TM241.
No TM200, pelo Machine Basic, eu endereço diretamente as variáveis:
M1, M2,M3, etc…
No E3 leio direto usando a op 6:
N4: 1, 2, 3, respectivamente

Configurei no Machine Expert utilizando o “Generic Modbus TCP IP”, a comunicação dos drivers bate pelo E3, mas não consigo endereçar o TM241 de modo que o E3 leia.
No TM241, as variaveis são bit a bit:
%XM0.0, %XM0.1…
Tem forma de ler isso diretamente, como no 200?

Opa Marcos!!!
Olha é possível sim, porém mas as variáveis do M241 você tem que declara-las em modo global, endereçamentos no formato VAR_GLOBAL %MX20000.0 - Para que seja disponibilizada para a comunicação.
Nesse momento estou com comunicação em todos os tipos de variáveis.
Você está conseguindo estabelecer alguma comunicação?

Opa… desde já agradeço pelo retorno.
Vamos lá:
O que eu consegui até agora… na Device Tree, na porta Ethernet, eu adicionei um “Industrial Ethernet \Manager”, e nele adicionei um “Genergic Modbus TCP IP Slave”.
Nem sei se esse seria o modo correto, pra começar…

Com isso feito, eu até consigo ler as entradas digitais pelo E3, usando op 7. Fora isso, estou às cegas por aqui.

Eu estou usando um TM241C40T, então tive que adicionar um cartão de ethernet, porém não esqueça de adicionar no seu modulo de ethernet em security parameters o Modbus Server na área de Protocol active.
Os Genergic Modbus TCP IP Slave são para os equipamentos de campo o supervisório é o master.


Não podendo responder novamente (limite atingido), estou editando este:

Estou usando um TM241CEC, portanto já com a porta.
A configuração do protocolo de server já icluí aqui como você sugeriu, e já criei umas variáveis globais pra fazer um teste.

Estou comunicando plenamente com os Words (%MW0…%MWn).

Segui tua sugestão e habilitei o “use Bit Fields”, pra acessar os bits, problema resolvido.

Muito obrigado por compartilhar teu conhecimento, salvou o dia de alguém e abriu portas!!!

Normalmente eu não uso ler as variáveis booleanas diretamente, acho que usa muita tag, então eu encapsulo ela dentro de uma dword e quando no supervisório eu leio o bit da dword que me interessa, assim posso colocar até 32 bits dentro de uma dword.