Monitor com resolução diferente

Bom dia!
Desenvolvi uma aplicação no micro de desenvolvimento em cujo monitor possui a resolução de 1920 X 1080 (Full HD / 1080p). Ao instalar a aplicação no servidor do cliente o monitor possui a resolução de 1366 X 768 (WXGA). Por consequência disso o layout da aplicação ficou diferente (tenho que usar a barra de rolagem para obter a tela completa). No escopo geral serão 3 viewers e não sei qual a resolução dos outros micros. Pergunto:

  1. A aplicação desenvolvida no E3 não deveria se adaptar ao tipo do monitor automaticamente?
  2. Tenho alguma alternativa de software para conseguir contornar essa situação (sem a necessidade de fazer um novo quadro para cada resolução?

O Elipse E3 possui ferramentas para enquadrar a tela da melhor maneira possível (opção de zoom PREENCHER ou NOMEDATELA?4), porém quando houver uma diferença muito grande da resolução pode ocorrer deformações na tela.

A aplicação deve ser desenvolvida preferencialmente na mesma resolução em que irá ser executada, caso isto não seja possível, deve-se tentar utilizar uma resolução que mantenha a mesma proporção (1920x1080 = 1,77 e 1366x768 = 1,77 são proporcionais), caso contrário, haverá distorção quando utilizado o zoom de preencher.

Portanto, no seu caso sugiro que utilize a opção de preencher a cada abertura de tela, para verificar se os objetos ficam ajustados, caso contrário você terá que editar as telas manualmente. Provavelmente onde está aparecendo a barra, a opção Preencher não foi utilizada.

O objeto Viewer também possui uma opção de resolução automática (aba Configuração - Resolução do Viewer). Assim, sempre que a resolução do monitor for alterada, o Viewer tentará fazer as adaptações necessárias.