Multiplicar valor do SetPoint e enviar ao CLP

Boa tarde, pessoal. Tenho um projeto com um CLP, Inversores de frequência e o E3. Preciso fazer a multiplicação do valor inserido no SetPoint por 100 em uma tela modal indexada antes de enviar ao CLP, pois o inversor de frequência só recebe valores inteiros. Por exemplo, ao digitar o valor 6.5 no SetPoint, preciso enviar 650 ao CLP, assim o inversor entende como a frequêcia 6.5 Hz.
Tentei criar um script para isso porém não conheço a sintaxe do VBScript e não encontrei nenhum material que explique bem essa sintaxe, assim meu código está dando erros.

Agradeço a força,
Abraço.

Kelvin,

Você pode usar o recurso de escala do Tag. Veja mais detalhes no KB (link abaixo).

http://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/4168

Funcionou, Paulo. Bem simples. Não tinha pensado nisso. Muito obrigado. Eu estava tentando fazer pelo objeto SetPoint.
Outra dúvida que tenho é a seguinte: Para a referência de frequência eu consigo escalar o valor pois eu sei qual o máximo e o minimo que o operador insere, mas e para a leitura de corrente e tensão, por exemplo, que eu preciso dividir o valor por 10 para ser exibido na tela, sendo que eu não sei qual o máximo e o mínimo da entrada?

Quanto à sintaxe das instruções do VBScript, há algum material que aborde esse tema por completo?

Abraço,
Muito obrigado!

Kelvin,

Não importa exatamente qual é o valor mínimo e o valor máximo. O que importa para fazer a escala é a relação entre os valores definidos em UE (convertido) e E/S (real). Se o valor do CLP vier acima do máximo configurado (Máx. E/S), o E3 fará a conversão conforme a relação entre os valores configurados.

Por exemplo, se os valores forem os seguintes:

Mín. UE = 0
Máx. UE = 1
Mín. E/S = 0
Máx. E/S = 100

Nesse caso o valor de entrada, independente de qual seja, será sempre dividido por 100.

Quanto à sintaxe das instruções do VBScript, você pode consultar o Guia de Referência do VBScript (arquivo VBS56.CHM) que é instalado na pasta ‘Help’ juntamente com os manuais do E3.

Obrigado, Paulo!
Abraço.

1 Like