OPC Travando no Serviço do Windows

O E3 trava as indicações analógicas, digitais e etc. Trava todo o driver e no Viewer os pontos ficam em falha, para normalizar é preciso reiniciar o serviço do OPC no Windows ( Gerenciador de Tarefas>Serviços>botão direito em cima do serviço do OPC> reiniciar.
Ai sim o driver volta e os valores voltam a ser mostrados no Viewer.

Outro:
Ao desabilitar o projeto não ocorre esse problema com o OPC e o projeto é desabilitado, ao habilitar o projeto o E3 fica tentando iniciar o projeto e não consegue pois o OPC fica lá parado travado, só inicia quando se faz o procedimento de reinicio do serviço do OPC nos serviços do Windows como mencionado no primeiro parágrafo.

Com isso não consigo habilitar o Hot Standby pois todo projeto que tenha OPC acontece esse problema de ter que ficar reiniciando o serviço do OPC na mão nos serviços do Windows.

Alguém ja passou por esse problema ?

O E3 Esta instalado em uma máquina e em uma outra máquina esta instalado o MatrikonOPC Explorer aquisitando os pontos OPC como cliente.

Bom dia, Luiz!

Qual é o Servidor OPC? Local ou remoto?

As indicações travam em alguma operação específica ou depois de um tempo aleatório?

O problema não ocorre mais depois de reiniciar o serviço?

O serviço a que você se refere é o E3OPCClient?

Qual é a versão do E3 que você está utilizando?

Olá Gustavo boa tarde tudo bem? Obrigado pela resposta !

O Servidor OPC é um OPC Scout V10 da Siemens é um servidor remoto, o Matrikon OPC pega esses pontos OPC UA como cliente e em uma outra máquina esta o E3.

As indicações travam sem ser em operações, apenas param como se o driver parasse de comunicar, esse travamento é aleatório, tem dias que não acontece e tem dias que acontecem umas 2 vezes. Tem final de semana que não acontece e tem final de semana que acontece e quando isso acontece basta reiniciar o serviço que volta ao normal, porém no Matrikon OPC os pontos ficam normais sem problema algum.

Depois que reinicia o serviço fica um bom tempo sem dar o problema, as vezes mais de um ou dois dias, mas sempre esta voltando a acontecer.

O Serviço que me refiro é o serviço cujo o nome é o endereço da URL que conecta no OPC Servidor.
No Matrikon OPC quando crio uma conexão OPC ele da o nome naquela conexão de:
Connection Name: OPC.SimaticNET.S7OPT
OPC Server: UAProxy.Siemens.Automation.Sin
UA Server URL: opc.tcp://PCWINCCU26:55105

Quando a conexão é estabelecida começa a rodar no serviço do Windows o serviço dessa conexão e ela se chama:
MatrikonOPC UA Proxy for OPC.SimaticNET.S7OPT

Então no caso é esse serviço que preciso reiniciar.

Estou utilizando o E3 4.7.308

Luiz,

Quer dizer que o Matrikon e o E3 rodam simultaneamente (em máquinas diferentes) e no Matrikon o problema não acontece?

Quando foi que o problema ocorreu pela última vez? Poderia enviar para o meu e-mail o log do E3 gerado nesse dia?

Sim Gustavo. Simultaneamente em máquinas diferentes. O Matrikon nunca da esse problema.

Ocorreu da última vez nesse final de semana. Sexta feira(9) sai do expediente e estava rodando, hoje segunda feira estava parado, reiniciei o serviço e o viewer voltou a mostrar os valores em tela.

Estou sem o log agora, vou ver quando acontece da próxima vez. Dai te envio !

Obrigado.

Luiz,

Os logs do E3 são gerados automaticamente e armazenados na pasta C:\eeLogs\E3. Os logs do final de semana devem estar lá.

Hoje cedo eu os deletei pois o HD da máquina estava ficando cheio. Acredito que de hoje para amanhã aconteça o problema.

Bom dia Paulo tudo bem ?

Hoje de manhã ocorreu o problema. Entre 9:19h e consegui retornar em 9:36h. Consegui retornar o driver reiniciando o serviço do OPC no Windows e também desabilitando e habilitando o projeto onde o driver OPC esta.
Uma outra característica que ocorre é que toda vez que faço uma atualização no driver OPC e atualizo o projeto, o projeto fica contando o tempo para iniciar e não inicia, passa 1 ,2 5,10, 20 minutos e não volta. Só volta quando eu reinicio o serviço do OPC no Windows. Fiz um vídeo para mostrar e adicionei a pasta do link abaixo.

link do log: https://drive.google.com/drive/folders/1Wxpi07QudBaiBP4zhSfVwuSIuSWAAu5w?usp=sharing

Luiz,

Parece que você está utilizando um “Proxy” para realizar a comunicação entre o Cliente OPC DA do E3 com o Servidor OPC UA. Certo?

O log do E3 mostra que houve uma falha no Servidor (ou no Proxy):

2021-07-19 09:30:45.091|0xDE5C|0xFD00|OPCCONNECTION|Failed getting status from OPC Server 'STEAG-GW-OPC:UAProxy.Siemens.Automation.SimaticNET.S7OPT_D3FAC568-0CDA-4522-A107-D9B13C61D256_.1' - error(800706BA)
2021-07-19 09:30:45.091|0xDE5C|0xFD00|OPCCONNECTION|Critical fail from OPC Server 'STEAG-GW-OPC:UAProxy.Siemens.Automation.SimaticNET.S7OPT_D3FAC568-0CDA-4522-A107-D9B13C61D256_.1'. Stopping it - error(800706BA)

Uma alternativa seria atualizar a versão do E3 para comunicar diretamente com o Servidor OPC UA sem a necessidade de usar esse Proxy. A funcionalidade de Cliente OPC UA foi implementada no E3 a partir da versão 4.8.

Oi Gustavo,

Sim, utilizo essa URL para realizar a comunicação entre o OPC Server(Siemens) e o OPC Cliente(Matrikon) na Máquina STEAG-GW-OPC e meu Elipse esta instalado na máquina (STEAG-ELP-02) com IP 192.168.210.251.

No log E3_2021_07_19_21.etl ás

383897 2021-07-19 22:27:27.803 0x8304 0x6B5C OPCCONNECTION Failed getting status from OPC Server ‘STEAG-GW-OPC:UAProxy.Siemens.Automation.SimaticNET.S7OPT_D3FAC568-0CDA-4522-A107-D9B13C61D256_.1’ - error(8004F00B) 14

Após esse erro ontem as 22:27:27.803 a comunicação com o Viewer parou e não voltou até agora 10:12h 20/07/2021, só irá voltar caso eu reinicie o processo do serviço do OPC no Windows. Porque ele não volta sozinho ?

Toda vez que altero algo no driver e atualizo o projeto também da isso, sou obrigado a reiniciar na mão o processo do serviço no Windows. Com isso não consigo utilizar a função Hotstandby pois quando o servidor chaveia os projetos que contém OPC não iniciam sozinhos, apenas se forçar a reinicialização do serviço do OPC no Windows.

Eu me inteirei junto a Elipse sobre a questão da Versão a partir da 4.8 mas o range da minha licença só vai até a 4.7 308.

Anexei na pasta do google drive mais esse log de ontem 19/07/2021 para caso possamos descobrir mais algo a respeito.

Obrigado

Luiz,

As mensagens de erro do último log continuam as mesmas. Em outras palavras, elas indicam uma desconexão por parte do servidor ou do proxy, não do E3. Suponho que o Matrikon esteja comunicando via OPC UA.

Geralmente quem usa esses “proxys” são sistemas antigos que não tiveram atualizações. Reforço que a melhor alternativa é atualizar a versão do E3. Para isso, basta solicitar um upgrade de versão junto ao setor comercial.

Paulo,

Obrigado pelas suas análises e disponibilidade em ajudar.

Att:

Luiz Pacheco

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Bom dia, Luiz Pacheco. Tudo bom? Estou passando pelo mesmo problema. Por vezes temos que ir até o serviço do windows e reiniciar. Você conseguiu alguma solução para esse problema? Poderia compartilhar, por gentileza.

Oi Vinicios,

Não, eu mudei de empresa e o problema continuou.