Guilherme,
Sim, ao habilitar a opção “Save Comtrade Files” o driver irá trabalhar de forma a buscar os arquivos de perturbações (COMTRADE) disponíveis no equipamento, os salvando na pasta configurada na propriedade “Comtrade Path”. Ou seja, sempre que houver um arquivo disponível no IED, o driver irá realizar o download do mesmo.
Existem formas de se controlar os arquivos a serem baixados do IED, mas não simplesmente através de IOTag’s para habilitar/desabilitar a coleta, mas através de tag’s Internos do driver, utilizado para gerenciar a coleta, como:
ComtradeTransferStatus
LastComtradeFileName
LastComtradeFileTime
ComtradeInfo
Portanto, através destes Tags Internos ao driver (Principalmente LastComtradeFileTime, no qual você informa a data e hora do último arquivo coletado), você deve implementar uma lógica via aplicação, para realizar a coleta dos arquivos desejados.
Outro ponto que você deve se ater, é o protocolo que este IED disponibiliza os arquivos COMTRADE, uma vez que alguns IED’s que comunicam via IEC61850, se utilizam do protocolo MMS padrão (Protocolo de aplicação utilizado pela norma IEC61850) e outros se utilizam do protocolo FTP (Como é o caso dos IED’s SEL). Portanto, isto deve ser verificado.
Se os arquivos forem disponibilizados através do protocolo MMS, pode-se utilizar o driver IEC61850 padrão. Já se o IED fornecer através do protocolo FTP, deve-se utilizar um protocolo específico para isto.