Primeiros passos com a conexão pelo celular

Boa noite
eu vi os post que se assemelham a minha duvida mas mesmo seguindo os passos não consegui realizar o acesso pelo celular, a informação de retorno é que "o servidor não esta respondendo ", gostaria de uma ajuda
detalhes
estou utilizando o elipse mobile para exibir os valores de tags do elipse SCADA
no PC a conta abre e já realizei o procedimento, porem quando tento acessar as mesmas informações pelo celular, apresenta esse problema.
Desde já agradeço o espaço.

Bom dia @wesney,

Você já realizou o procedimento de abertura de portas no firewall do servidor?
Veja este link: https://elipsemobile.github.io/Manual/config_server.html#configuração-de-firewall

Teste isto e me avise.
Atenciosamente,
Link

Já fiz o procedimento quando instalei, e agora repeti assim como descrito, mesmo assim no celular tem o mesmo retorno " o servidor não esta respondendo"
versão do app no celular 1.4.211
versão no PC 1.4.136

Caro @wesney,

Sabe me dizer se você consegue abrir via navegador de outra máquina na rede?
Por exemplo: 192.168.0.5:8080

Boa tarde Daniel.
acabei de testar em outro pc e a mensagem é “não foi possivel acessar esse site”
e no celular é " o servidor não esta respondendo "
:frowning:

Caro @wesney,

Acredito que seja algo específico desta máquina.
Como o Antivírus ou até mesmo um Firewall desabilitado.
Sugiro além disso, ver se as políticas do Firewall foram aplicadas corretamente, como mostra o manual que lhe mandei.

Então Daniel
acredito ser o antivírus desta maquina mesmo, pois testei em outro pc aqui e pelo IP+:8080 consegui acessar desta maquina o contrario não foi possivel, e fiz o mesmo procedimento de instalação e configuração em ambos.
porem nem nesse outro pc é possivel acessar pelo app do celular, mas pelo chrome e utilizando IP+:8080 foi.
Resumindo no 2 pc foi possivel acessar pela internet tanto em outro pc quanto pelo celular, mas nada pelo app
Desde já agradeço a atenção

só uma duvida, é possivel utilizar a NodeMCU 12E com elipse scada + elipse Mobile, so vi aplicações com arduino ou arduino + esp8266 ?

Bom dia @wesney,

Não foi desenvolvido um programa para conversar diretamente Mobile com o NodeMCU, porém é possível fazer via Elipse E3/SCADA com NodeMCU via driver MQTT.

Veja este artigo: http://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/5487

Olá, você conseguiu comunicar o esp 8266 com o Elipse? Também estou tentando desenvolver uma aplicação assim.

Olá, este tópico é referente a um nodemcu mesmo?

Olá @kleberbin,

Sim, o NodeMCU publica as mensagens no broker MQTT (Mosquitto) e o driver MQTT comunica com este broker.

Olá Daniel, tudo bem?

Preciso realizar a abertura de portas toda vez que trocar a rede?

Na LAN de casa funciona muito bem , mas na rede da faculdade, usando o mesmo server (meu laptop), o client não encontra o servidor…

Olá @samuelfranck,
Tudo bem e contigo?

A troca da rede não necessita configurar novamente, porém é possível que seja necessário alterar o tipo de perfil utilizado (Domínio, Particular ou Público).
Para alterar, vá em Windows Defender Firewall com Segurança avançada, abra as Regras de Entrada, localize a regra Elipse Mobile Server e de dois cliques nela.
Na aba Avançado, selecione todos os perfis disponíveis.


Por se tratar de um rede diferente da que você utiliza em casa, pode ser que isto esteja impedindo.

Atenciosamente,
Link

Boa noite Daniel Link, alterei as configurações mas não consegui conectar o mobile ao servidor, acho que o firewall da rede da faculdade está bloqueando, é possível?

Como alternativa eu utilizei um modem adsl que estava parado aqui e criei uma lan wifi de testes. Funcionou muito bem enquanto o celular está com a internet móvel desativada. Quando eu ativo a rede móvel a conexão o cliente perde a conexão com o servidor mobile. Verifiquei através da ferramenta Pingtools que quando ativo a rede móvel a operadora atribui um ip ao celular, obviamente diferente do ip atribuito pela LAN, acredito que aí está o problema.

Interessante que na LAN daqui de casa, a mesma que utilizo no dia a dia e que era a rede instalada quando instalei o mobile server, tudo funciona normalmente, sem conflitode ip.

Tem alguma dica pra me ajudar a resolver este problema?

Muito obrigado

Olá @samuelfranck,

É possível que as configurações de rede da faculdade impeçam o funcionamento correto.
Sobre a segunda questão, acredito que o celular avalie que a rede sem internet (modem) não seja superior à rede móvel e acabe pegando o IP da rede móvel.
A outra opção é trabalhar com IP externo.

Att.
Link

Olá Daniel,

Verdade Daniel, isso explica porque funciona na minha rede que tem acesso a internet.
No caso do IP externo, meu celular seria o gateway?

Muito obrigado!

Caro @samuelfranck,

Não sei se o celular lhe permitiria fazer as configurações no artigo.
Se bem que a rede da faculdade também não vai permitir.
Logo, a melhor solução é usar o modem sem acesso à internet.

Att.
Link

Ok, vou fazer isso. O acesso a interner seria necessário apenas para demonstrar a funcionalidade dos eventos via SMTP.
Mas todo o resto funciona muito bem na LAN.

Muito obrigado @link !!!

1 Like