Problemas para subir o EPM Server automaticamente com o Windows

Olá, bom dia, tudo bom? Primeiramente, Feliz Natal!

Eu tenho um cliente com EPM v3.14 instalado em um servidor com Windows Server 2012 R2. A aplicação roda bem e todos os serviços pertinentes ao EPM iniciam automaticamente com o SO.

Quando necessitamos reiniciar o servidor, seja para atualizar o SO ou em função de quedas de energia (há um grande nobreak para evitar quedas, mas…), o EPM Server não sobe automaticamente e precisamos clicar com o botão direito sobre o ícone na bandeja do sistema e em “Restart”.

Avaliamos os Logs do EPM e não conseguimos decifrar o motivo.

Há alguma configuração ou verificação que podemos realizar para o EPM subir sozinho com o Windows?

Obrigado!

Att,
Lucas

Bom dia Lucas. Feliz Natal pra você também.

Pelo o que entendi o serviço inicia automaticamente com o Windows quando a máquina é ligada, mas quando é reiniciada os serviços do EPM não sobem, seria isso?

Tente verificar se os serviços do EPM estão com a propriedade Startup Type em “Automatic (Delayed Start)”.
Além disso, se o servidor possuir muitos sistemas rodando ou então o próprio Sistema EPM for grande (“aplicação” do EPM grande), pode levar alguns minutos para que tudo fique online. Talvez tente aguardar uns 5 ou 10 minutos por exemplo, como forma de teste, caso já não tenha avaliado essa situação.

A instância do SQL Server usada para o EPM fica nessa mesma máquina ou estão separados?

Como dica extra, quando possível seria bastante interessante atualizar todos módulos do EPM para a ultima versão disponível (3.16). Ela contém inúmeras melhorias.

Bom dia Renan. Feliz ano novo!

Sobre este problema, seguem mais detalhes:

1 - Todos os serviços estão configurados em Startup Type “Automatic” (sem Delayed);
2 - SQL Server está na mesma máquina que o EPM;
3 - Isto acontece todas as vezes que o Windows é iniciado (não somente quando reiniciado);
4 - A aplicação não possui +/- 1000 TAGs e não tem Processor rodando.

Eu vou atualizar do v3.14 -> v3.16 retorno com mais informações.

Uma outra dúvida: há algo em específico a se fazer para realizar uma atualização bem sucedida?

Obrigado pelo suporte!

Att,
Lucas Lemos

Bom dia Lucas. Um feliz ano novo pra você também!

Pelas informações, o EPM deveria ficar online sem muita demora então, no entanto atualmente todos serviços são configurados para “Automatic (Delayed Start)”, pelos próprios instaladores. Então será interessante a atualização para que isso possa ser acertado também.

Você pode seguir o roteiro do link abaixo, onde é orientado de forma geral como proceder no upgrade. Ele serve para as versões 3.x do EPM.

Roteiro de atualização para EPM versões 3.x

1 Like

Renan, boa noite!

Muito obrigado pelas informações e pelo roteiro de atualização. Irei realizar a atualização da aplicação e retorno com informações sobre o resultado obtido.

Att,
Lucas Lemos