Simatic Net remoto e Elipse E3

Olá.
Estou tentando comunicar uma instância de Elipse E3, versão 4.6.162, rodando em Windows Server 2012 r2, com uma instância de Simatic Net, versão 13 SP2, rodando em Windows 7 Professional.
Consigo acessar os valores das variáveis do OPC Server via Elipse Studio, porém isso não é possível em runtime.
Notei que o Elipse Studio cria uma instância de OPC Client com o usuário Administrator (administrador do sistema), porém o runtime cria uma instância do OPC Client com o usuário Local System. Não sei dizer se isso está impossibilitando a comunicação em tempo de execução. Já fiz e refiz as configurações DCOM em ambas as máquinas. Os firewalls estão desativados em ambas as máquinas.
As duas máquinas estão no WORKGROUP do Windows, não em domínio.
Tenho a possibilidade de usar o OPC UA, porém não achei sequer uma documentação apontando como fazer isso no Elipse E3. Não existe a possibilidade de instanciar variáveis em drivers OPC UA no Elipse Studio.
Gostaria de uma ajuda:

  • O que posso tentar para que a comunicação Studio?
  • É possível comunicar o Elipse E3 com um servidor OPC (Siemens) Remoto?
  • Se não for possível, como instanciar variáveis OPC UA no Elipse E3?

Obrigado

@jrozario, boa tarde.

É basicamente isto mesmo (ver este KB).

Tentou utilizando o Elipse DCOM Wizard (KB relacionado)?

Ver os artigos referenciados acima e estes outros:
Como ter acesso remoto ao OPC Server SIMATIC NET;
Atualizar a versão do E3 para v4.8 (ou v4.7) que lhe permitirá especificar a conta de usuário para o OPC Client (ver este artigo).

Sim.

Mesmo sendo possível comunicar a um OPC DA remoto também é possível comunicar via OPC UA. Na versão 4.6 é necessário configurar uma Consulta (ver a configuração em Capítulo 4: Drivers > Subcapítulo 4.4: Driver de Comunicação OPC UA > tópico 4.4.1: Configuração do Manual do Usuário do E3). Nas versões 4.7 e 4.8 também tem a possibilidade de configurar o OPC UA como se configura o DA: importando os tags.

Caso o problema persista, por favor, compartilhar os logs com prefixo E3 da pasta C:\eeLogs\E3 aqui ou no meu e-mail: fernando@elipse.com.br.

Sds.

Obrigado pelo pronto retorno, Fernando.
Respondendo as recomendações:

  • Não utilizei o DCOM Wizard. Como as configurações necessitam de reinicialização do sistema, nesse momento, preciso negociar com a produção;
  • Acho mais viável atualizar o Elipse para o 4.7 ou 4.8 para manter o sistema em dia. O patch de atualização é conseguido com o departamento comercial?
  • A consulta do Elipse, com o OPC UA como fonte de dados, não permite a leitura/escrita de dados. O botão “OK” fica intativo quando se deseja selecionar alguma variável;
    Vejo que a atualização para as versões mais novas é a solução mais viável para nossa realidade.
    Novamente, obrigado pelo retorno,

Por nada, @jrozario!

Ainda comentando sobre as respostas:

Entendido.

Sim, pode entrar em contato com o comercial através do e-mail vendasbr@elipse.com.br informando o ID do Hardkey para saber sobre as possíveis atualizações.

Caso queira testar antes da atualização, em outra máquina, sugiro baixar a v4.8 no nosso site. Esta versão possibilita a comunicação em tempo real com o OPC UA.

Isto ocorre mesmo chegando ao último objeto da seleção de tags? Se puder, compartilha uma imagem do que está ocorrendo. Por exemplo:

image image

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Sds.

Isso mesmo, Fernando.
Certo, vamos testar a versão 4.8 num sandbox antes.
No último objeto da árvore a consulta continua com o botão “OK” inativo.
OPC%20UA
Obrigado,

@jrozario,

Isto ocorre porque os tags são de tempo real. Na v4.6, apenas as históricas funcionam.

Obrigado pelo retorno.

Sds.

Obrigado pelas informações.
Assim que atualizarmos o E3, volto com os resultados.
Atenciosamente,