Simulador Modbus [RESOLVIDO]

Bom dia pessoal!

Preciso de ajuda, vou explicar a situação: Estou precisando usar o Simulador Modbus, sei configurar tudo, inclusive, ao clicar em ativar comunicação no Studio as tags aparecem “azuis” com os valores que estão no simulador corretamente.

Quando eu abro a aplicação em modo Viewer, o simulador não se conecta com a aplicação. Os displays ficam com “???”.

Os endereçamentos estão corretos, a dll do driver está atualizada, o driver comunica com o studio. Alguém sabe o motivo de quando abrir a aplicação ele não se comunicar? Eu sempre clico na opção “Não” quando aparece a janela perguntando se deseja parar, pois, não suporta comunicação simultânea… etc.

Desde já, obrigado pela ajuda!

Olá, Felipe, tudo bom?
Justamente, quando aparece aquela janela, você deve parar o driver, pois ele não suporta se comunicar simultaneamente com o Studio e o Viewer.
Dessa maneira, o driver parará de se comunicar com o Studio e irá se comunicar com o Viewer.
Abraço

Olá! Beleza! Mas, ainda assim não funcionou. Cliquei em sim, mas, continua sem comunicar o viewer.

Boa tarde @Felipena,

Se parar o driver no Studio e rodar o domínio, evitando a mensagem perguntando se deseja parar, o problema persiste?
Caso persista, verifique se a associação na tela está correta, desde o caminho até a propriedade Value.
Em paralelo, quantos tags você está utilizando nesta aplicação?

Att.
Link

Abri a aplicação sem o studio e não comunica. Eu to usando só 3 pra demonstrar aqui uma coisa, estou no modo demo, sei das limitações a 20 tags. Ás vezes ele comunica, maioria das vezes fico horas pra conseguir. O caminho está correto, tanque que está azul lá nas associações.

Certo @Felipena,

Segue abaixo a configuração necessária para uma aplicação E3 comunicar com o Simulador Modbus via driver Modbus Master.
Verifique se as configurações são as mesmas.

Primeiramente, inicie o simulador e confira se os parâmetros Initial Port, Connection e Protocol estão em 502, TCP/IP e Modbus TCP respectivamente. Após isto, aperte Start.

Após a configuração do Simulador, insira o driver Modicon Modbus Master na aplicação. Na aba Modbus da configuração do driver, selecione o modo ModbusTCP.

image

Na aba Setup, selecione o meio físico Ethernet.

image

Já na aba Ethernet, coloque o endereço da sua máquina, no caso se rodar o simulador e o E3 na mesma máquina, é possível utilizar o endereço Localhost e a porta 502. Conferindo se a propriedade Transport está em TCP/IP.

image

Feita esta configuração, basta configurar os tags.

O Tag1 está configurado para ler e escrever em um Register e o Tag2 para ler e escrever em um Coil.

Agora na tela irei associar ambos os tags em setpoints.


Ao rodar a aplicação, tenho o seguinte resultado.

Se mesmo assim estiver tendo problemas, vá na aba Setup do driver e habilite a opção Log To File.

image

Após habilitar, rode o domínio, colete o arquivo gerado e envie para link@elipse.com.br

Consegui. O problema estava no DHCP, como uso máquina virtual, o IP trocava com muita frequência, visto que possuo muitas maquinas na rede, toda vez que eu reiniciava a máquina, mudava o IP. Resolvi deixando o IP estático.

Muito obrigado a todos pela ajuda!

1 Like