Variavéis analógicas e saídas PWM arduino

Boa tarde,

Estou trabalhando em um projeto que consiste em controlar a velocidade de um ventilador através de uma saída PWM do arduino UNO. Porém ao tentar utilizar um set point no Elipse Mobile, o mesmo não me permite escrever um valor na Digital10 que é a porta PWM do arduino UNO.

Como posso fazer para que eu controle o valor da rotação pelo elipse mobile?

Agradeço desde já.

Olá, você está utilizando um shield ethernet, qual?

• No caso da shield W5100 + SD Card por exemplo, o pino 10 é utilizado p/ selecionar o W5100 (e o 4 p/ o SD Card).

Olá @Bruno_Romaniv, sabe-se que é possível modularizar uma saída PWM do arduíno através da função analogWrite.

As portas 3,5,6, 9, 10 e 11 possuem essa característica de serem saídas PWM.

Contudo, eu testei aqui, e quando você vincula um SetPoint a qualquer entrada/saída digital, ele enxergará somente 0 e 1, ou seja, dessa forma não é possível digitar um valor inteiro (a modularização do PWM se dá através de uma escrita entre 0 e 255) para essa saída digital.

Uma alternativa que pensei, foi comunicar o Arduíno com o E3, através de um protocolo Modbus por exemplo (existem algumas libs na internet para tornar o Arduíno um dispositivo Modbus Slave). Dessa forma, o Elipse Mobile se comunicaria com o E3, podendo escrever valores em tags de comunicação Modbus, que seriam transferidas para o Arduíno. Assim, dentro do código do Arduíno seria possível usar essa variável para modularizar um PWM.

Olá Fonseca, já estava avaliando essa possibilidade de comunicar diretamente com o E3 e depois passar os valores para o Elipse Mobile. É uma pena que não possa ser feito de maneira direta essa manipulação de variaveis.

Agradeço sua resposta.

Olá leandro, estou utilizando comunicação USB/Serial sem shields, mas conforme o Fonseca salientou abaixo irei implementar a solução de comunicar primeiramente com o E3.

Agradeço sua resposta.