Verificação de receita existente

Boa noite pessoal.

Preciso fazer uma verificação de receita já existente e informar através de um msgbox caso a receita a ser criada já existe. Como consigo fazer isso?

Olá bom dia! Você grava em banco de dados as informações necessárias? Caso sim, a execução de uma consulta sql pode resolver seu problema. caso não, onde é gravado as informações das receitas?

bom dia!
gravo em um banco de dados sim, a receita recebe um nome digitada pelo operador, gostaria que, ao inserir um nome ja existente e clicar em 'criar receita", apareça uma msgbox informando que aquele nome ja está sendo utilizado.

image

Bom dia. Então creio que ao clicar no botão CRIAR RECEITA, é executado um script para salvar no banco.

Antes de executar esse script, linhas antes você verifica se o nome da receita já existe, caso existe você não grava e retorna um msgbox. Em resumo fazer um IF_ELSE.

exatamente meu caro, minha duvida é como eu faria esse script de verificação, vc consegue me ajudar? este é o script atual

De acordo com o Manual do E3:

CreateValue
CreateValue(ValueName)

Cria um Conjunto de Valores na tabela de Fórmulas. Este método possui o parâmetro ValueName, que determina o nome do Conjunto de Valores a ser criado. Retorna Verdadeiro se conseguir realizar a operação. Caso contrário, retorna Falso.

Sendo assim, utilize o retorno da função para verificar se a criação foi possível:

If Application.GetObject(“Receitas”).CreateValue (Screen.Item(“Texto8”).Value) = True Then
'Resto do Script quando a receita foi criada
Else
'Resto do Script quando ocorre erro na criação.
End If

1 Like

obrigado novamente Nivaldo !!! consegui fazer a verificação.

1 Like

Que ótimo Leandro! Parabéns.

Desculpe a demora.

Mas igual Nicolau enviou também achei uma solução no manual do E3:

Abraço!