Conexão Arduino / Elipse Mobile

Não estou conseguindo conectar o meu arduino com o elipse mobile, pois quando tento criar a conexão, meu navegador disponibiliza apenas da COM1 até a COM8 e meu arduino esta conectado na COM22.
ja tentei no navegador Chrome e Firefox e nos dois acontece a mesma coisa

Boa tarde Guilherme,

Atualmente o Elipse Mobile aceita apenas da porta COM1 à COM8, porém é possível modificar a porta em o Arduino está conectado. Para isso, siga os passos abaixo:

Botão direito em Meu Computador - > Gerenciar -> Gerenciador de Dispositivos -> Botão direito na porta do Arduino -> Propriedades -> Configurações de Porta -> Avançado -> Selecione a porta desejada (de 1 a 8)

Caso continue com dificuldades, estamos a disposição.

Att,
Enrique C. Melgarejo
enrique@elipse.com.br

Obrigada pela ajuda, porém agora estou com outra dúvida!
Estou utilizando o arduino mega2560, devido a quantidade maior de entradas digitais e analógicas que necessito para fazer acionamentos e identificação de alarmes. Ao configurar as tags no elipse mobile percebi que o número de entradas digitais e analógicas disponíveis são compatíveis com o número de entradas do modelo arduino uno.

Como faço para obter mias entradas digitais e analógicas?

Atenciosamente,
Guilherme

Boa tarde Guilherme,

O Elipse Mobile Server está configurado para listar as Tags de um Arduino Uno, porém é possível utilizar tags declarando diretamente os seus nomes, por exemplo:

Ao criar um controle do tipo Display, preencha o nome da tag conforme o seguinte formato:

  • Nome_da_conexão:Digital00 (onde 00, representa o número da porta
    Digital, 01 - Porta 1, 02 - Porta 2);
  • Nome_da_conexão:Analog00 (onde
    00, representa o número da porta Analógica);

Se você possui uma conexão com o nome de “Ard”, o nome da Tag digital 02 (que representa a porta digital 02), será:

  • Ard:Digital02

Entretanto, vale lembrar que o Elipse Mobile foi criado e testado para um Arduino Uno.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Att,
Enrique C. Melgarejo
enrique@elipse.com.br

Olá,

No fim do ano passado fiz um projeto com o arduino e elipse mobile onde tudo estava funcionando perfeitamente, porém agora a conexão não está funcionado muito bem, ja configurei e fiz a conexão através da COM4 onde foi bem sucedida, mas as aplicações não enxergam a conexão.

Será que tenho que atualizar o Elipse Mobile, pois a versão que estou usando foi baixada em setembro de 2014.

Segue uma foto de como as aplicações estão mesmo com a conexão bem sucedida com o arduino.

Olá, Denis.

A versão que você está utilizando é antiga, baixe a versão atualizada no site da Elipse:

Se continuar com problemas, estamos a disposição.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Boa tarde Maikon,

Hoje pela manhã consegui fazer as aplicações funcionarem em conexão com o arduino mesmo sem fazer atualização.

Agora estou com outro problema, o app elipse mobile não está conseguindo se conectar com o servido, coloco o IP do servidor mais a porta 8080 minha senha e login, porém fala que o servidor não foi reconhecido. Quando faço login pelo localhost:8080 tudo funciona normalmente.

Vou atualizar o elipse mobile servidor. A minha pergunta é:

É possível atualizar o servidor sem perder minhas aplicações? Vou ter que configurar tudo denovo?

Atenciosamente,
Denis Gomes

Denis.

Se você atualizar o Elipse Mobile Server, você não vai perder as suas aplicações, nem precisar reconfigurar.
Mas se quiser se sentir mais seguro você pode fazer backup da pasta Projects que fica dentro da instalação do Server.

Sobre o problema de conectar pelo IP, se você atualizar a versão, o Server ira liberar as portas necessárias, para isso é só entrar no Settings do Server e clicar em OK na janela, ele vai perguntar se deseja configurar o Firewall, depois disso você poderá se conectar a partir de outros dispositivos na mesma rede.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Bom dia Maikon,

Baixei o novo elipse server para atualizar a minha versão, instalei e configurei o firewall conforme você falou, atualizei também a versão do app elipse mobile, mesmo assim não consegui acessar o server via IP da mesma rede. Então, desativei totalmente o firewall conforme vinha usando anteriormente. Consegui acessar apenas uma vez e agora não mais. Aparece a seguinte mensagem “Usuário ou Senha incorreto” e as vezes “Servidor não Reconhecido”. Tudo funciona normalmente direto pelo server no computador através de localhost:8080.

Poderia me ajudar novamente?

Até,

Maikon,

Não estou conseguindo de nenhuma forma logar no app elipse mobile, já verifiquei minha internet, firewall, arduino e tudo mais, não faz a conexão de jeito nenhum.

Ao verificar a liberação e configuração do elipse mobile server no firewall, verifiquei que estava liberado para ser acessado pela porta 8080,443. Então tentei acessar colocando http://192.168.25.5:8080,443, porém também apareceu a mensagem “O servidor não está respondendo”, algumas vezes aparece repetidamente que está incorreto usuário/senha, mas tenho certeza que não está, pois consigo fazer login normalmente no ambiente do server localhost:8080.

Muito estranho, consegui logar no aplicativo pelo exemplo servidor, usuário e senha DEMO, porém ao clicar em uma aplicação também aparece a seguinte mensagem " O servidor não está respondendo".

Já atualizei o server e o app, já desinstalei e instalei algumas vezes os dois, mas sem sucessos.

Poderia me ajudar novamente? Talvez eu esteja fazendo algo errado mais não sei o que pode ser.

Segue abaixo as imagens de como está configurado o firewall e o que acontece quando tento logar no app.

Atenciosamente,
Denis Gomes

olá estou tendo o mesmo problema com o meu app, configurei a porta no firewall porem o meu locahost está na porta 8081.

@Denis_Gomes

Olá, lendo a sua situação, acredito que o seu servidor estaja configurado corretamente, mas 2 coisas que talvez você esteja fazendo errado.

Primeira coisa é o endereço do servidor, a porta deve ser colocada depois de “:” (dois pontos), e não depois da “,” (vírgula). No caso da sua configuração, você deve usar somente a 8080, a 443 é utilizada para conexão segura (HTTPS), exemplo: https://192.168.25.3:443

Segunda coisa, seria o nome do seu usuário, acredito que ele não seja o correto, pois não poderia ter espaço em “Denis TCC”, verifique o seu “Username” nas configurações do usuário.

Se ainda tiver problemas, nos avise, os screenshots ajudam bastante.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Olá @Denis_Flex_Macena,
Não entendi muito bem o seu problema, a porta deve ser utilizada tanto no localhost quanto por endereço de IP.
De uma olhada no problema do Denis_Gomes, talvez te ajude.

Se continuar com dificuldades, estamos a disposição.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Maikon,

Em relação a porta, sempre usei depois dos “:” (dois pontos) a porta 8080, você pode observar isso no print da tela do celular que está no meio a imagem que eu postei, só após eu observar na configuração do firewall que a porta estava como 8080,443 tentei fazer alguns logins colocando como http://192.168.25.3:8080,443. onde também deu erro “O servidor não está respondendo”.
Já em relação ao meu usuário, tenho certeza que está correto, pois sempre usei meu nome espaço e as 3 letras maiúsculas (Denis TCC), pois é com esse usuário que eu consigo logar normalmente em localhost:8080.

Hoje por volta das 08:00h consegui logar no app elipse mobile, fiquei surpreso e contente, porém após eu sair do aplicativo e tentar logar novamente começou a dar erro. Agora não aparece a mensagem “O servidor não está respondendo” só aparece “invalido usuário/senha”.
Fiz o login com os seguintes dados:

Servidor: http://192.168.25.3:8080
Usuário: Denis TCC
Senha: ****** (senha com 6 números)

Acredito que é um problema de software.

Denis_Gomes,

Entendi o que você disse, para entendermos melhor o problema, você pode fazer 2 testes:

1: Alterar o usuário, entre como sys e apague e crie outro usuário, com o campo “Username” sem espaço, acredito que isso possa ter sido um bug de alguma versão antiga.

2: Conecte no servidor, utilizando o seu dispositivo Android, mas em vez da App, utilize o Web Browser, acessando o mesmo endereço do servidor.

Se você tiver outro dispositivo para testar, seria interessante também.
Obrigado pela paciência, vamos analisar o problema.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

então Maicon, configurei o meu firewall no meu notebook, quando eu acesso o servidor pelo browser a porta está como 8081 e não 8080.

ai no App no android, configuro IP, usuario e senha mas não conecta

@Denis_Flex_Macena

Se você possuir a ultima versão do Elipse Mobile, o servidor pode configurar automaticamente o Firewall para a porta que você escolher.

Sobre o não conectar, qual a mensagem que aparece no Android?

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Maikon,

Fiz tudo conforme você me orientou e agora deu certo, já conectei e desconectei varias vezes e nada aconteceu, apenas percebi um erro. Quando estou utilizando o aplicativo no android a conexão com o arduino não fica estável, os leds TX e RX do arduino pisca por alguns segundos mostrando que a conexão, transmissão e recepção está funcionando normalmente, porém pisca umas 4 vezes e depois param de piscar e ficam de 3 a 6 segundos sem funcionar, ou seja, fica sem conexão e as aplicações não funcionam por alguns segundos, conforme a 2º imagens mostra. Isto ocorre mais ou mesmos umas 10 vezes por minuto, quando estou conectado no servidor pelo web browser isso não ocorre.

É normal isso acontecer quando estou utilizando o aplicativo com uma conexão arduino?

Muito obrigado pela ajuda,

Me desculpa por fazer tantas perguntas, é que eu fiz um projeto de automação de uma subestação de média tensão utilizando o arduino e o elipse mobile, o projeto teve tanto sucesso que agora vou participar do campeonato Estadual de inovação pelo SENAI.

tenho muito interesse em comprar o software, porém preciso ganhar mais confiança.

@Denis_Gomes

Opa, legal que agora está funcionando!
Nem esquenta com as perguntas, isso nos ajuda a melhorar o software.

Sobre essas falhas que acontecem agora, pra poder entender melhor você pode fazer 2 coisas:

1: Ver qual a mensagem de erro, clicando no controle quando o erro aparecer.

2: Conectar-se pelo Web Browser do Android, e ver se o erro também aparece.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Maikon,

Quando me conecto ao servidor pelo web browser do arduino a conexão fica ótima, nada acontece, os leds TX e RX nunca param de piscar, da mesma forma acontece quando me conecto no web browser do computador. O erro só acontece quando estou no aplicativo.
Acontece em segundos, por exemplo, quando os leds de TX e RX para de piscar, a imagem da aplicação demora uns 3 segundos para mudar de status, depois aparece uns pontos de interrogação “???”, quando isso acontece parece que dá reset no sistema e os leds TX e RX voltam a piscar, mais ou menos 3 vez e se apagam de novo, como se fosse um ciclo rodando. Algumas vezes a imagem com os pontos de interrogação “???” ficam mais tempos na tela, mas é coisa rápida tipo uns 5 segundos.

Segue abaixo a mensagem que dá durante o erro.