IEC 61850 - Comando para abrir e fechar disjuntor

Gostaria de um exemplo de configuração para abrir e fechar disjuntores usando o protocolo IEC 61850 com tags deste tipo:

E como se encaixa o problema mencionado no FAQ:

P. Por que o equipamento recebe somente um dos comandos OPEN / CLOSE?
R. Isto pode ocorrer devido aos bits INTERLOCK e SYNCHROCHECK (do Check Before Operate), que por padrão são habilitados no driver. Com o comando OPEN, o relé não precisa satisfazer o CBO, mas com o comando CLOSE ele precisa. Logo, se o comando pede que estas condições sejam satisfeitas e o relé verifica que não pode satisfazê-las, o comando é abortado.

Para resolver o problema, existem dois tipos de configuração: para tags simples e para tags bloco, conforme abaixo:
a) Tag simples: Deve-se marcar a opção Use Cmd Tag N1 as check condition e deixar o parâmetro N1 do tag de comando em 0 (ou seja, os dois bits ficam em 0); feito isto, veja se o comando é executado. Depois, coloque o N1=3 (ou seja, os dois bits habilitados) e veja se o problema retorna.
b) Para blocos de comunicação, a configuração do Check Before Operate é feita no elemento Check do bloco.

Precisa criar um script somente um o comando normal não funciona com este protocolo?

Olá!
Quando você importa as tags de um equipamento e ele apresenta a estrutura de tags conforme a imagem que você enviou, significa que o equipamento espera um comando do tipo SBO (Select before operate).

Basicamente, você precisa escrever o comando na Tag SelectWithValue e em seguida confirmar o comando escrevendo o mesmo valor na tag Operate. Existe um tempo limite entre os comandos select e operate para que o comando seja enviado para o equipamento. Ainda é possível entre os comandos select e operate, efetuar o cancelamento do comando, escrevendo o valor na tag Cancel.

Ao verificar no objeto ‘ConfiguracaoPower’ os eventos disponíveis de comandos, verifica-se que somente o comando ‘OnOperate’ está habilitado como padrão. Portanto, é necessário habilitar os comandos ‘OnSelect’ e ‘OnCancel’.

Veja que na imagem acima não existe nenhum script para o comando ‘OnSelect’, é necessário adicionar, clicando no ícone destacado na imagem. O resultado é possível verificar na imagem abaixo. Deve-se fazer o mesmo para o evento ‘OnCancel’

As Unidades de Comandos possuem as propriedades OperateWriteTag, SelectWriteTag e CancelWriteTag. Deve-se associar cada propriedade ao seu respectivo tag (Operate, SelectWithValue e Cancel). Dessa forma, é possível já operar o equipamento pela janela PowerExplorer,

Veja na imagem acima, que é possível efetuar os três comandos: Select, Operate e Cancel. Para comandar o disjuntor corretamente, deve-se efetuar o Select e depois o Operate.

É possível também executar o Select junto com o comando Operate. Para isso na janela de configuração do comando, deve-se marcar a opção “Select automático antes do operate”. Dessa forma, ao executar o método operate, ele executa o Select anteriormente.

Muito obrigado, só fiquei com uma dúvida o que seleciono como tag no comando:

vou implementar e devo testar daqui algumas semanas.

Olá!
O campo que aparece como “Tag” corresponde a propriedade OperateWriteTag. Clique com o botão esquerdo na unidade de comando “Abrir”, como na imagem que você mostrou e veja na lista de propriedades (por padrão no canto inferior esquerdo), que a propriedade OperateWriteTag está configurada com o endereço “IEC61850.SEAD.cmd.DJ52_09”, como mostra na imagem.
Veja ainda que existem outras propriedades como SelectWriteTag e CancelWriteTag, que precisam ser configuradas.

Veja um exemplo de Endereçamento:

Obrigado pelas repostas, vamos ver se entendi. Ficaria assim no meu caso:

IEC61850.SEADM.cmd.DJ52_09.Operate e IEC61850.SEADM.cmd.DJ52_09.Operate.Value são a mesma coisa?

Isso! Exatamente assim a configuração do comando.

Realizei os passos citados neste tópicos, porém o comando não está acontecendo. Esta aparecendo uma mensagem de erro no script Operate. E outra coisa, quando realizo o teste de comunicação do driver somente a primeira Tag fica azul, ou seja, mostrando que esta funcionando corretamente. Como devo proceder neste caso?
Desde já, muito obrigado.

Olá, Roberto,
Poderia encaminhar a sua aplicação para o meu e-mail (willian@elipse.com.br)?
Com isso poderíamos revisar as configurações feitas no fluxo do comando a fim de identificar o que está causando este erro de script.